sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Benefícios Potenciais relacionados a Saúde do Treinamento Resistido



O programa Healthy People 2010 destaca a atividade física e a promoção do exercício como uma de suas recomendações para a prevenção de doença e promoção da saúde, porque a atividade física e o exercício são protetores contra muitas doenças e incapacidades. O treinamento resistido, também conhecido como treinamento de força, envolve ativação voluntária dos músculos esqueléticos específicos contra alguma forma de resistência externa, o qual é provido de massa corporal, peso livre (barras e halteres), ou uma variedade de modalidades de exercícios (máquinas, springs, elásticos, resistência manual, etc.). O treinamento resistido tem efeito profundo no sistema musculoesquelético e pode contribuir para a manutenção das capacidades funcionais, prevenir a osteoporose, sarcopenia, e evitar quedas, fraturas, e incapacidades.
Pesquisas que mostram o benefício dos efeitos do treinamento resistido para o sistema musculoesquelético, tem recomendado que isso seja incluído num programa de aptidão física geral para todos os adultos e é especialmente recomendado para idosos. O que não foi capturado por essas normas recentes de saúde pública é a pesquisa que demonstra os benefícios potenciais do treinamento resistido como uma intervenção para reduzir os fatores de risco associado com a doença cardiovascular, diabetes, obesidade e câncer. Esses recentes achados sugerem que ao invés de ser um componente periférico e secundário da aptidão física, o treinamento resistido deveria ser um componente central. (WINETT R. A.; CARPINELLI, R. N)
Outras duas considerações acrescentam mais créditos para essa posição. O treinamento resistido já é visto como uma intervenção preventiva para osteoporose por causa dos seus impactos favoráveis na densidade mineral óssea. No entanto, a maior responsabilidade sobre os sistemas de saúde e de economia dos países desenvolvidos é causado por dor lombar e incapacidade. A maioria das intervenções na lombar enfoca protocolos na redução dos sintomas, mas existe pouca evidência que apóia, tais intervenções que reduzem o risco de episódios subsequentes e incapacidade. Ao contrário, o treinamento resistido pode seguramente e eficazmente fortalecer a lombar, apesar do diagnóstico diferencial e aparentemente reduzir a incidência das condições de incapacidade da lombar. (WINETT R. A.; CARPINELLI, R. N) Embora o treinamento resistido seja freqüentemente descrito até mesmo entre os profissionais da área como complicado, demorado, e exige a prática potencialmente perigosa de levantar explosivamente pesos pesados, o oposto é realmente verdade. Na verdade, o treinamento resistido é uma atividade segura, relativamente simples, não envolve necessariamente o uso de pesos muito pesados, e leva um tempo mínimo. Baseado numa extensa revisão de autores, parece que a maior parte dos benefícios do treinamento resistido pode ser ampliada para duas sessões numa semana de 15 – 20 minutos. Na verdade, o fortalecimento da lombar requer somente 75 – 90 s numa semana.(WINETT R. A.; CARPINELLI, R. N)
O treinamento resistido, também conhecido como treinamento com pesos ou de força esta bem estabelecido como um método efetivo de exercício para o desenvolvimento do condicionamento muscular (i. e. a capacidade de gerar força). Autores descrevem os principais objetivos do treinamento resistido como a melhora da força e da resistência muscular, ao mesmo tempo outros benefícios relacionados à saúde derivam do treinamento resistido como: aumento na massa óssea, redução da pressão sangüínea, aumento do tecido muscular e conectivo da área de sessão transversal (CSA), redução da gordura corporal e pode aliviar a dor lombar. Apesar da moderna tecnologia ter reduzido muito a necessidade de produção de altos níveis de força durante as atividades diárias, é reconhecido tanto na comunidade cientifica como na médica que a força muscular é uma característica física fundamental para a saúde, a capacidade funcional e para uma qualidade de vida melhor. Por isso, o crescimento do músculo-esquelético induzido pelo exercício (hipertrofia muscular) e os ganhos na expressão da força que vêm acompanhados (adaptações neuromusculares) são áreas de interesse não apenas para o atleta de competição que deseja melhorar o desempenho, mas também para os indivíduos que desejam simplesmente alterar a composição corporal ou a capacidade de desempenhar atividades que requerem esforço muscular. (BIRD, S. P; TARPENNING, K. M.; MARINO, F. E.;)
Um programa adequadamente planejado é essencial para maximizar os benefícios associados ao treinamento resistido.(BIRD, S. P; TARPENNING, K. M.; MARINO, F. E.;)

BIRD, S. P; TARPENNING, K. M.; MARINO, F. E.; Designing Resistance Training Programmes To Enhance Muscular Fitnes. Sport Med. 35(10) 841-51

WINETT R. A.; CARPINELLI, R. N. Potential Health-Related Benefits of Resistance Training Preventive Medicine 33, 503-513 2001 Nov

Nenhum comentário: